CAMINHÕES E IMPLEMENTOS | Associada a diferentes fatores, a entrada em vigor da nova legislação de emissões tornou o 1º semestre do ano bastante desafiador para as montadoras em relação às vendas.
Publicada pelo Conama em novembro de 2018, a Resolução nº 490 regulamentou a 8ª fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve-8). Com a função de estabelecer novos limites para as liberações de poluentes por veículos comerciais com motor a diesel, a lei – conhecida como Euro 6 – passou a valer no início de 2022 para novas homologações.
Em janeiro de 2023, passou a valer para todos os modelos produzidos pela indústria.
A mudança aumentou entre 14% e 20% o preço dos caminhões comercializados no Brasil, tendo impacto direto sobre as vendas no 1º semestre.
“A situação realmente foi muito debatida internamente e, quando começamos a planejar o ano de 2023, já imaginávamos uma queda”, comenta Clóvis Lopes, gerente comercial da Volvo, acrescentando que o mercado chegou a 98 mil caminhões (acima de 16 t) em 2022, mas a previsão para este ano é de redução para cerca de 75 mil unidades. “Vimos uma diminuição significativa, mas já tínhamos essa percepção”, complementa.
A queda nas vendas durante a primeira metade do ano também já era esperada por Wilson Ragusa, gerente de vendas da Volkswagen Caminhões. “Como ocorre em toda adaptação às novas exigências legais, o mercado vivenciou uma redução nos emplacamentos no 1º semestre”, revela o profissional, que se diz confiante de um desempenho melhor nos próximos meses.
“Estamos em um momento de transição e, ainda assim, conquistamos 10 mil unidades”, ressalta.