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No pós-pandemia tecnologias de ponta do setor de transporte podem ser mais valorizadas

Publicado em: 29/05/2020
No pós-pandemia tecnologias de ponta do setor de transporte podem ser mais valorizadas

A pandemia Covid-19 provocou isolamento social e tudo isso forçou todas as categorias profissionais a se reinventarem com a poderosa ajuda da internet e novas ferramentas tecnológicas.

Enquanto a maioria do pessoal que trabalha nas áreas administrativas, valando-se dessas inovações, consegue exercer suas funções de casa, no chamado “home office”.  Do lado operacional, com o pessoal que precisa, literalmente, colocar a mão na massa, como no caso dos motoristas de caminhões, ficou mais claro que a alta tecnologia pode ser uma grande aliada não só para melhorar a eficiência mas também para garantir mais segurança à operação.  

Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing  da Mercedes-Benz do Brasil lembra que a telemetria passa ser uma grande aliada neste momento de pandemia:

“Acho importante destacar o sistema de gestão da frota Fleetboard, que também conta com a modalidade de rastreamento. Com recursos da telemática, essa tecnologia monitora vários dados do caminhão, retratando, por exemplo, o estado técnico do veículo ou quando ele deve ser levado à oficina. Isso contribui para que o caminhoneiro não fique parado na estrada, ganhando tempo e segurança”.

Monitorar e rastrear 100% da operação é algo que existe há algum tempo, mas agora, com a pandemia, esses dois sistemas passam a ser cruciais uma vez houve substancial aumento de negócios on-line e os clientes querem que a entrega seja feita na porta de casa.

De acordo com Eduardo Oliveira de Souza, diretor da Raster, sistema que monitora e rastreia individualmente cada veículo comercial, ganhou substancial importância neste novo cenário onde o cliente final exige mais informações assertivas sobre sua encomenda (carga).

“A logística assumiu responsabilidade muito maior e, certamente, a alta tecnologia se tornou primordial neste processo”, comenta Souza.   

A forma como até então se programava e se fazia manutenção também ganhará um contorno diferente. Parar o caminhão na oficina e ficar esperando na fila já é coisa do passado.

As revendas das montadoras já contam há anos com serviços como planos de manutenção quando os caminhões são atendidos com hora marcada com antecedência. A ideia sempre foi oferecer mais eficiência e disponibilidade do veículo mas, agora, a preocupação também é cuidar para evitar ao máximo agrupamentos desnecessários de pessoas.

A Mercedes-Benz apresentou na Fenatran do ano passado uma novidade bem interessante neste sentido. Batizado de Mercedes-Benz Uptime, e oferecido exclusivamente para quem tem o Novo Actros, um dispositivo reúne ações preditivas que monitoram continuamente vários módulos e indicadores do caminhão, fazem a gestão da manutenção e evitam paradas não programadas do veículo.

“Esse sistema é mais uma garantia de que o motorista irá visitar a oficina somente quando necessário, diminuindo a exposição ao contato pessoal, conforme recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde)”, comenta Leoncini.

“Toda tecnologia que permita que os motoristas operem de maneira mais confortável e segura passará a ser ainda mais valorizada no pós-pandemia”, comenta Orlando Merluzzi, consultor em gestão, especializado em veículos comerciais.

Com a pandemia, frotistas e motoristas entenderam, da maneira mais dura, que a alta tecnologia pode ser bom não só para aumentar a rentabilidade mas também para garantir a saúde dos operadores.

 

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